Saiba tudo sobre o que é Pix

O pix é um novo meio de pagamento que permite que seja realizado transferências em segundos. Ele surgiu como uma nova modalidade para poder movimentar sua conta digital. O pix foi desenvolvido pelo Banco Central, e entrou em operação em novembro de 2020 com o objetivo de pagar e transferir quantias de forma instantânea e os recursos são transferidos em qualquer dia e horário, ou seja, ele funciona 24 horas, 7 dias por semana.

Então como usar o pix?

Utilizar o pix é bem fácil, as pessoas estão aderindo por esse novo sistema de pagamento, pois ele é rápido e prático, diferente do TED e DOC que possuem muitas restrições. O diferencial dele é que não é necessário saber onde a outra pessoa tem conta, a transferência ou pagamento é feito de uma conta para outra através de chaves como o número do telefone celular, e-mail, CPF ou CNPJ, essa é uma das maneiras de como usar o pix.

Essa chave é utilizada para identificar o cliente, ela vincula uma dessas informações com a conta do usuário. Além disso, o pix oferece a opção de realizar pagamentos através da leitura de um QR Code. O melhor de tudo que quem tem conta digital e utiliza o pix não paga tarifas abusivas por realizar transações fora do dia e horário comercial. O pix veio para revolucionar as formas de se realizar pagamentos.

O que você pode comprar e pegar usando Pix

Muitos brasileiros não sabem o que podem ou não comprar ou pagar através do pix. Essa nova modalidade veio para transformar e oferecer muita praticidade a cada usuário de conta digital. Já é possível realizar diversas operações através dele, como compras online e presenciais. Veja como usar o pix:

Compras online

Muitas lojas já aceitam o pix como forma de pagamento, se você tem uma conta digital é possível fazer compras tanto em lojas físicas quanto compras online. Tudo dependerá da empresa que você estiver realizando a compra, se ela aderiu ao pix ou não.

No momento de realizar o pagamento o próprio sistema gera um QR Code com o valor que deve ser escaneado, o pix funciona como um cartão de débito pois utiliza o saldo disponível na conta digital, porém é realizado de uma maneira muito mais rápida.

Supermercados e lojas físicas

O pix também pode ser utilizado em lojas físicas, só é preciso verificar se o estabelecimento o aceita como meio de pagamento. O código de QR Code gerado é lido pelo seu aparelho celular para realizar o pagamento do pedido, algumas máquinas de cartão já estão aderindo a isso também.

Pagamento de contas de luz

Além dessas formas de como usar o pix, é possível utiliza-lo para realizar o pagamento de contas de luz. O Banco Central antes de colocar em operação o pix, anunciou que juntamente com a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, ficou decidido criar uma parceria para as pessoas conseguirem pagar suas contas de luz usando o pix.

Uma novidade é que caso haja a falta de pagamento da conta de luz e assim ocorra o interrompimento do fornecimento de energia, ao realizar o pagamento utilizando o pix através de uma conta digital o religamento da energia pode ser acelerado.

Telefone e recargas de celular

Para aqueles que desejam ter mais praticidade ao realiza o pagamento da conta do seu telefone ou recarregar o seu aparelho celular, é possível realizar tal ato utilizando a conta digital. A maioria das operadoras do país aceitam que o pagamento de contas de telefone e de planos de celular pós-pago e pré-pago sejam feitas pelo pix.

Pagamento de impostos e taxas

Desde dezembro de 2020, a Receita Federal passou a aceitar o pagamento da DARF através do pix. Aparentemente neste ano de 2021, será possível pagar o IPVA e a documentação de arrecadação do simples nacional (DAS) por meio do pix.

Pagamento da Guia de Recolhimento da União

O guia de recolhimento da união (GRU), também já pode ser paga com o pix, mas somente alguns órgãos do governo conseguem aceitar essa forma de pagamento. O Pix está em constante evolução e muitas outras funcionalidades estarão disponíveis em pouco tempo. Ainda este ano Banco Central deve lançar novas funcionalidade do pix, então fique de olho nas novidades!

Conta Digital Lebank

Saber como usar uma conta digital facilita muito na hora de realizas pagamento, investimentos e transações bancárias. Por isso, a Lebank é um banco digital e gratuito que veio para transformar sua experiência. Somos um banco digital que surgiu para facilitar a sua vida pessoal e empresarial, oferecendo os melhores serviços através da plataforma digital. Portanto, agora que você já sabe como usar o pix, conseguirá pagar e receber e segundos com muita rapidez e praticidade.