Planejamento Financeiro | Dicas de Como Fazer

Muito provavelmente, neste ano, você já deve ter se deparado com a importância do planejamento financeiro, certo? Com a crise do Coronavírus que afetou o mundo inteiro, as pessoas viveram tempos difíceis, cercados de incógnitas e dúvidas sobre o modo de reger sua vida pessoal e financeira.

A moeda foi desvalorizada, os recursos tornaram-se mais caros, muitas pessoas ficaram desempregadas e voltaram à linha da pobreza. Mas, para atravessar este momento difícil, é preciso se organizar num planejamento financeiro para conseguir sobreviver em tempos de crise. Para podermos esclarecer a importância do planejamento financeiro, antes, é preciso explicá-lo.

Mas afinal o que é planejamento financeiro empresarial e pessoal?

O planejamento financeiro nada mais é do que determinar uma trajetória de sucesso, ou seja, elaborar planos e metas para as suas finanças pessoais e empresariais de acordo com a realidade do seu dia a dia.

Se você é um empreendedor, sabe que o cotidiano é cercado por diversos desafios, assim, para conseguir estabelecer metas financeiras a curto, médio e longo prazo, é importante contar com muito trabalho e com uma equipe empenhada em desenvolver novas ideias e soluções diferenciadas do mercado.

É fato que o planejamento financeiro para as empresas garante crescimento, mas, muitas vezes, os empreendedores não dão a devida atenção a esse assunto. Consequentemente, cria-se uma má administração do dinheiro da empresa, o que pode levá-la à falência e ao fechamento logo nos primeiros anos.

Já o planejamento financeiro pessoal busca traçar metas e objetivos a serem alcançados de acordo com a realidade de cada pessoa, a partir da consideração dos gastos e ganhos de cada dia, de modo que seja possível estabelecer um controle das finanças.

O controle financeiro é importante, pois, com ele, fica fácil compreender as entradas e as saídas de dinheiro,  dessa forma, você consegue realizar pequenas ações para alcançar resultados significativos. 

Então, se você quer saber como realizar um bom planejamento financeiro, confira este conteúdo preparado pela LeBank!

Descubra Como Montar um Bom Planejamento Financeiro

Geralmente, as pessoas costumam se preocupar com seus bens patrimoniais, os quais se tornam um reflexo das suas finanças. Mas saiba que, para o planejamento financeiro, não é preciso estar preso a esses bens materiais. É possível reger suas finanças e criar um cronograma de gestão, simplesmente, para ter um dinheiro guardado em casos de emergência, por exemplo.. 

Se você quer saber como colocar esse planejamento em prática, aprenda, a seguir, a montar um bom planejamento financeiro.

Analise o contexto atual

O primeiro passo para compreender a importância do planejamento é analisar o contexto atual, ou seja, é preciso compreender que não existe uma fórmula mágica que te garantirá sucesso e prosperidade financeira. Por isso, torna-se indispensável criar uma análise detalhada da sua realidade.

Procure dispor todas as suas informações organizadas em planilhas de modo acessível para que seja possível ter uma vida financeira planejada. É essencial anotar todos os seus gastos e despesas diárias para ter autocontrole.

Gestão de custos

A gestão de custos é um recurso muito importante que representa um indicador útil para gerenciar custos fixos e variáveis. Esta prática procura garantir o controle financeiro e diminuir as despesas.

Com esse método, é possível registrar tudo o que você precisa receber e quais pagamentos devem ser realizados para conseguir preservar o seu fluxo de caixa e quitar suas dívidas.

Estabeleça metas e planos de ação a longo prazo

O segundo passo para criar um planejamento financeiro de sucesso é estabelecer metas e planos de ação a longo prazo, para conseguir analisar o cenário atual e projetar, de maneira sólida, a gestão para um futuro próximo.

Ou seja, o planejamento financeiro te ajudará a criar uma reserva de emergência para ter mais segurança e tranquilidade no cumprimento de metas que sejam condizentes com a realidade daquele momento. Assim, você alcançará bons resultados com um plano de ação traçado conforme as suas necessidades.

Reveja periodicamente

Para garantir que o seu planejamento financeiro dê certo, é preciso acompanhá-lo periodicamente e ajustá-lo conforme a realidade do seu cotidiano.

Porque se Tornar um Cliente Do Le Bank Banco Digital

Agora que você já sabe como montar um planejamento financeiro, fica muito mais fácil administrar as suas finanças. 

O planejamento financeiro é uma ferramenta que ajuda você a alcançar suas metas a longo prazo. Para ajudar, o Banco Digital Lebank, garante finanças e investimentos pessoais protegidos, além de um fundo de investimentos satisfatórios para reger toda a sua vida financeira.

Ao contar com um planejamento financeiro, você consegue adquirir e administrar cartões de crédito e débito sem anuidade. Dessa forma, é possível economizar em tarifas bancárias, o que te permite desenvolver um fluxo de caixa estável e essencial para a sua saúde monetária.

Está esperando o quê? Acesse o nosso site e dê o primeiro passo para ter uma vida financeira planejada. Cadastre-se e se torne um cliente Le Bank Banco Digital.