Saiba o que é Preciso Evitar em Apps de Delivery para Garantir sua Segurança

Como nunca, o assunto de armazenamento e segurança de dados se torna cada vez mais frequente. Graças à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é preciso que as empresas se preocupem em garantir a privacidade no compartilhamento de informações dos usuários a partir de medidas de prevenção para evitar que os internautas caiam em golpes.

É preciso, principalmente, entender que os seus dados são seus, no entanto, eles podem servir como mecanismos de otimização para tornar a vida mais prática, como é o caso de utilizar o aparelho celular para fazer pedidos em apps de delivery e salvar o seu endereço, por exemplo.

Os aplicativos de comida se tornaram populares e caíram no gosto dos brasileiros. Trata-se de uma alternativa prática para aqueles que não possuem tempo de cozinhar devido à correria do dia a dia, ou que desejam consumir itens diferentes de uma maneira fácil. Mas, existem algumas precauções necessárias para garantir segurança digital e evitar sofrer com transtornos, como golpes, ao fazer pedidos em apps de delivery.

Nos aplicativos, normalmente, os usuários deixam os dados de pagamento salvos para facilitar na hora de realizar o pedido. Mesmo parecendo inofensivo, uma vez que que só você tem acesso, esse hábito requer atenção redobrada para que os seus dados pessoais não sejam roubados. 

Por isso, hoje, a Le Bank banco digital esclarecerá algumas dúvidas sobre os dados de pagamento com cartão e se eles ficam ou não armazenados nos aplicativos depois de cadastrá-los.

Como e quais Dados de Pagamento Ficam Inseridos ao fazer um Pedido?

Muitos usuários se questionam sobre quais são os dados de pagamento que ficam armazenados nos apps de delivery e quem pode ter acesso a essas informações pessoais. 

A resposta é simples: os dados de pagamento ficam armazenados no aparelho celular do usuário, ou seja, os aplicativos de delivery não possuem um banco de dados da empresa onde armazenam tais informações.

Desse modo, se houver qualquer problema de fragilidade nos sistemas nos apps de delivery, os seus dados de pagamento estarão protegidos graças à segurança digital. 

Mas, como saber quais são os dados que ficam armazenados no app de delivery? Cada aplicativo possui uma política de termos e condições de declaração de privacidade, por isso, a forma mais eficaz de saber identificar quais são os dados ficam armazenados no aplicativo é ler seus termos disponíveis no site ou no próprio aplicativo.

Geralmente, os termos de política de privacidade dos apps de delivery utilizam os dados dos usuários somente para melhorar e personalizar o atendimento destinados a você, além de atualizar, personalizar sua conta e prover operações internas necessárias. 

As informações pessoais também podem ser utilizadas para fins internos, tais como análise de dados e pesquisas para aprimorar os produtos e serviços além do desenvolvimento de análises estatísticas para compreender melhor as tendências de consumo.

De um modo geral, com a LGDP as empresas de delivery precisam fornecer com clareza aos usuários sobre quais dados eles armazenarão e compartilharão, garantindo que os indivíduos estejam cientes sobre a segurança digital.

Quais são os Cuidados que Devemos ter ao Comprar Online?

Ao cadastrar os dados de pagamento e os pessoais em alguma plataforma ou apps de delivery, é preciso ter certeza de que o app é confiável, pois, em alguns casos, mesmo o aplicativo não armazenando as informações, é  possível que os seus dados sejam expostos e caiam nas mãos erradas. Assim, é preciso obter alguns cuidados ao comprar on-line em aplicativos. Confira alguns deles:

Salvar Dados de Pagamento l Cartão de Crédito

Não é recomendável salvar os dados de pagamento em aplicativos, pois é possível abrir brechas para golpes e cobranças indevidas. Uma medida de segurança digital ao comprar online e fazer pedidos em apps de delivery com cartão de crédito é utilizar a modalidade do cartão virtual, pois caso ocorra qualquer problema, basta bloqueá-lo e gerar um novo sem comprometer o físico.

Evitar Clicar em Links Suspeitos de Promoção

Outro cuidado importantíssimo para evitar com que os seus dados de pagamento sejam expostos é evitar clicar em links suspeitos de promoção ao realizar a compra.

O golpe que os criminosos mais usam para se passar pelas empresas de delivery é conhecido como phishing, em que a vítima se depara com links de promoção e para ter acesso, é preciso fornecer os dados de pagamento e pessoais por meio de sites ou formulários falsos.

Para garantir a segurança digital, é muito importante consultar se os apps de delivery são seguros e checar as informações de contato, principalmente, se as ofertas de promoção estão sendo mencionadas no site oficial da empresa em questão.

Deixar a Conta Propensa a Invasão

Ao fazer o cadastro nos apps, os clientes disponibilizam algumas informações sensíveis, como os dados de pagamento e endereço residencial e alguns casos os dados armazenados são acessados por hackers e colocam a segurança digital em risco.

Para evitar sofrer com tal transtorno é importante criar senhas fortes e seguras, além de utilizar um gerenciador de senhas e não compartilhá-la com ninguém.

Agora que você já sabe os cuidados que devem ser tomados para garantir que os seus dados de pagamento não sejam expostos pelos aplicativos de delivery, entre em contato com a Lebank e abra a sua conta digital sem complicações e burocracias.

Leia Mais :

O PIX Completou 1 Ano | Veja sua Trajetória

Conheça mais sobre as vantagens em ter Le Bank