Como Ensinar as Crianças a Poupar Dinheiro?

A melhor maneira de aplicar bons hábitos na vida adulta, é praticá-los desde a infância. Muito provavelmente, você deva conhecer alguém que sofra com problemas financeiros. Muitas vezes, isso ocorre porque enquanto crianças eles nunca foram estimulados a guardar dinheiro para realizar um sonho.

A educação financeira  e ensinar as crianças a guardar dinheiro é um dos principais aprendizados que devem ser estimulados nos pequenos para que eles cresçam como cidadãos conscientes. É muito importante saber ensinar as crianças a lidar com dinheiro de uma maneira educativa, didática e leve.

Ensinar os pequenos a guardar dinheiro não significa apenas gastar menos, mas envolve a capacidade de ensiná-los a se planejar e executar os planos desejados. As regras para ensinar as crianças a guardar dinheiro e reger sua própria mesada mudam de acordo com a idade, mas devem ser incentivadas em crianças que tenham 7 anos ou mais.

Pensando em incentivar seus filhos a economizar e guardar dinheiro e a lidar melhor com a consciência financeira, a Le Bank, banco digital separou algumas dicas para ajudar os pais a saberem como ensinar seus filhos a guardar dinheiro? Continue a leitura e confira as dicas!

Como Estimular as Crianças a Poupar Dinheiro

É de suma importância que, assim que a criança consiga ter um certo entendimento, os pais possam falar sobre dinheiro para que elas compreendam a importância de guardar dinheiro. Deve-se explicar que isso é uma consequência do esforço e fruto do seu trabalho.

 Dê mesada ou semanada

É muito importante que a criança tenha seu dinheirinho para decidir o que deseja fazer com ele. Por isso, procure dar mesada ou semanada aos pequenos para que eles possam criar o hábito de poupar e aprendam a administrá-lo corretamente.

Cofrinhos para os Pequenos

A depender da idade das crianças, é recomendado que, ao ensinar as crianças a guardar dinheiro, eles ganhem um cofrinho para que comecem a juntar as moedas espalhadas pela casa. Procure estimular e estabelecer uma data como meta para abrir o cofrinho, a fim de fazer a criança pensar no que fará com o dinheiro guardado.

Não Remunere o que é Obrigatório

Um erro muito comum entre os pais que dão mesada aos filhos é oferecer dinheiro em troca de estudar, arrumar seu quarto, cuidar da sua saúde bucal, entre outros. Ele precisa entender que esses deveres são básicos e obrigatórios, e nem tudo que se ganha é fácil. Ensine-o o devido valor do trabalho e do esforço realizado para guardar dinheiro.

Ajude-os a Estabelecer Metas

É comum de toda criança sonhar em adquirir determinados brinquedos, por isso, quando o seu filho pedir algo, por mais simples que seja, estabeleça uma meta em dinheiro que para que ele possa comprar em conjunto com os pais, demonstrando, assim, a importância de guardar dinheiro e de adquirir paciência ao desfrutar dos resultados quando atingir a esperada meta.

Ensine as Crianças a Comparar Preços

Na hora em que o dinheiro poupado pelos pequenos puder ser utilizado para a comprar algo que eles desejem muito, mostre-lhes a importância de comparar preços por meio de pesquisas, para que eles aprendam desde cedo sobre educação financeira e saibam como é possível pagar menos em um determinado produto.

Estimule a Criança a Poupar uma Porcentagem Fixa 

Para ensinar as crianças a guardar dinheiro, é preciso ensiná-los a guardar sempre uma porcentagem do valor recebido na mesada, seja 10%, 20% ou até 50%. Nesse caso, é fundamental incentivar os pequenos a criar o hábito de guardar dinheiro.

A educação financeira é um passo importante a ser dado junto com as crianças, por isso, elas devem se divertir e ver o dinheiro apenas como uma maneira de viabilizar coisas legais de que eles gostam.

Seja um Exemplo para o seu Filho e Economize Dinheiro

É de suma importância ensinar seu filho a necessidade de guardar dinheiro. Lembre-se de que você também deve dar o exemplo para o seu pequeno. As crianças aprendem muito mais com o exemplo, por isso, ao verem os pais realizando uma boa educação financeira e cuidando das finanças da família, eles também desenvolverão essa consciência.

Muitos pais, ainda nos dias de hoje, não veem a importância ensinar as crianças a guardar dinheiro. No entanto, não se deve negligenciar esse valor ao seu filho. Faça-o enxergar a necessidade de economizar.

Educando de Maneira Criativa

Estimular e ensinar as crianças a guardar dinheiro é fundamental para o desenvolvimento infantil. Por tal razão, a educação financeira para os pequenos deve ser ensinada de uma maneira criativa e lúdica.

Os pais devem fazer o uso de atividades em casa, como brincadeiras e jogos, para que eles sejam capazes de aprender sobre o dinheiro de uma forma divertida.

Gostou do nosso post? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das novidades.