Descubra como se Preparar para Imprevistos Financeiros

Os imprevistos financeiros podem pegar qualquer pessoa de surpresa. Gastos inesperados podem acontecer, e na grande maioria das vezes os indivíduos sofrem muitos devido às preocupações que são geradas. 

Com a falta de educação financeira, quando ocorre algum gasto extra, seja por um pneu furado, alguma doença, perda do emprego, muitos se veem passar por situações complicadas e se questionam quanto à honrar com seus compromissos de curto, médio e longo prazo.

Apesar de não haver uma certeza sobre os gastos com os imprevistos financeiros, para evitar passar por situações complicadas, é fundamental ter planejamento para garantir com que esses imprevistos não afetem o orçamento.

Sendo assim, o LeBank, banco digital separou algumas dicas de como lidar com imprevistos financeiros de maneira simples e organizada. Então acompanhe e anote as dicas que preparamos!

Dicas de se Como Preparar Contra Imprevistos Financeiros

Como sabemos, imprevistos financeiros acontecem, e apesar de não ter certeza de quando elas acontecerão é fundamental conhecer algumas dicas de educação financeira para não ser pego de surpresa.

Caso você não saiba como se preparar contras imprevistos, confira abaixo algumas dicas:

Planejamento Financeiro Pessoal

A educação financeira ensina-nos que é importante ter um controle do que entra e sai de dinheiro, ou seja, o simples fato de desenvolver um planejamento financeiro é o primeiro passo para te ajudar a conter imprevistos financeiros.

O planejamento é fundamental, pois ele auxilia o indivíduo a sair dos momentos de instabilidade com mais facilidade, por isso procure anotar em uma planilha os seus gastos mensais por categoria, consequentemente é uma boa forma de identificar alguns hábitos que estão consumindo seu dinheiro e que podem ser cortadas para te ajudar a sair da dificuldade e te preparar para seguir adiante.

Monte uma Reserva de Emergência

Após iniciar o planejamento financeiro, o segundo passo para evitar sofrer com os imprevistos financeiros é montar uma reserva de emergência. Apesar de que a maioria das pessoas configuram esse ponto o mais difícil, é crucial economizar para ter justamente uma reserva para dar conta dos imprevistos.

Geralmente, o banco digital indica que o ideal é obter o equivalente a seis salários guardados para conseguir montar sua reserva. Mas, calma, você pode ir guardando aos poucos através de uma rotina de depósitos mensais voltado para essa finalidade.  Apesar dos empecilhos que possam surgir, o importante é começar por isso, organize as despesas e defina um valor fixo mensal, mesmo que seja pequeno.

Contrate Seguros

Os imprevistos financeiros deixam as pessoas mais vulneráveis. Um acidente pessoal, uma morte na família, incidente com seu imóvel ou veículo, são tantas situações que envolve gastos em momentos de dificuldades e fragilidade.

Em determinadas situações, é preciso contar com seguros. Por isso, é fundamental se planejar e contratar seguros para que em determinadas ocasiões de imprevistos financeiros eles possam te resguardar. 

Os seguros, são formas de investimentos para quem deseja se manter seguro contra roubos, arrombamentos,e até mesmo problemas de saúde. Sendo assim, optar por bons planos de saúde, seguros de automóveis e imobiliários garante que seja possível passar por momentos duros com mais tranquilidade.

Renegocie Com Seus Credores

Outro ponto fundamental para quem está começando a obter uma educação financeira é renegociar as dívidas com seus credores. As negociações geralmente ajudam a eliminar os juros e multas para incentivar o pagamento por parte dos credores. 

Também existe a possibilidade de parcelar o valor da dívida, e acabar de uma vez com ela, além é claro de regularizar seus débitos e remover seu CPF do Serasa e SPC.

Utilize o Cartão de Crédito com Responsabilidade

Apesar de muitos brasileiros terem medo de utilizar o cartão de crédito por medo de se endividarem, eles representam uma forma de suprir certas pendências. Hoje em dia, devido a facilidade de acesso que muitos bancos digitais oferecem à população, os cartões de crédito utilizados com responsabilidade e educação financeira se tornam uma ótima opção para momentos emergenciais e suprir determinados imprevistos financeiros.

Evite Fazer Dívidas

Outra dica fundamental para evitar sofrer com imprevistos financeiros é evitar fazer dívidas. Mas como assim? Ao regularizar dívidas pendentes é muito importante evitar fazer mais dívidas. Geralmente, as pessoas fazem empréstimos para quitar débitos, porém está prática pode se tornar um futuro problema, gerando ainda mais dívidas.

Por fim, podemos destacar que  imprevistos financeiros podem ocorrer, mas é muito importante ter uma boa educação financeira, para saber a forma de agir frente a eles. Portanto, é imprescindível seguir essas dicas para conseguir ter sucesso em momentos difíceis.

Conte com o Banco Digital

A essa altura, certamente você já percebeu que os imprevistos financeiros não são impossíveis de serem resolvidos.

Por isso, abra sua conta no Lebank,  banco digital de maneira descomplicada para facilitar a vida. Aqui, você abre uma conta pessoal ou empresarial de forma rápida, prática e gratuita economizando tempo e dinheiro.

Venha economizar conosco! Somos um banco digital que oferece muitos benefícios para você e sua empresa.